Home  |   Empresa  |   Produtos  |   Informações Técnicas  |    Aplicações  |   FAQs  |   Consertos e Manutenções  |   Contato  |    Como Comprar?
Cabeamento de displays em sistemas digital signage
Cabeamento de projetores multimídia
CFTV: Extensores VGA / WXGA
Igrejas
Mídia Digital Indoor: Cabeamento de vídeo composto, vídeo componente ou VGA/WXGA
Bares & Pub´s & Restaurantes

Cabeamento de displays em sistemas Digital Signage

Para o integrador um importante componente do sistema A/V é a tecnologia de distribuição de sinais de áudio e vídeo, dos servidores de mídia para os displays e, é uma questão importante para uma boa performance do sistema e pode ter um peso razoável nos custos totais do projeto. Por isso escolher uma alternativa de distribuição adequada é importante para se obter resultados satisfatórios levando-se em consideração a flexibilidade, a performance e os custos.
Os principais sinais de vídeo usados nas entradas dos displays são:

  Qualidade Custo
1. HDMI (áudio e vídeo digitais). ++++ ++++
2. DVI ( vídeo digital) ++++ ++++
3. Vídeo VGA / WXGA Analógico. +++ +++
4. Vídeo componente (Y/Pb/Pr) analógico. +++ +++
5. S-vídeo analógico. ++ ++
6. Vídeo composto analógico. + +

Vídeo composto possui o menor desempenho e menor custo e ao contrário, sinais HDMI / DVI apresentam os melhores desempenhos e custos mais elevados.

Os principais sinais de áudio usados nas entradas dos displays são:
1. Áudio analógico estéreo(L/R).
2. Áudio analógico multicanal 5.1
3. Áudio digital spdif coaxial.
4. Áudio digital óptico toslink.

Para distribuir um sinal de vídeo para vários displays, sejam eles, LCDs, monitores CRTs, plasmas, projetores multimídia, etc, é necessário os distribuidores, que fazem o casamento das impedâncias e ajustes de ganho. Distribuidores de sinais de vídeo existem em vários modelos: com 2 saídas, 4 saídas, 8 saídas, etc. Também são conhecidos com Splitters, divisores ou adaptadores portanto: distribuidor = splitter = divisor = adaptador.
Quando a distância de transmissão é significativa é preciso os equalizadores que equalizam os sinais para compensar as perdas ao longo dos cabos além de fazer o casamento de impedâncias e ajustes do ganho. Equalizadores de sinais de vídeo existem em vários modelos: com 1 saída, com 2 saídas, 4 saídas, etc. Também são conhecidos como: boosters, enhancers, extenders, portanto: equalizador = booster = enhancer = extender.
Os cabeamentos dos servidores de mídia aos displays incluem: a alimentação elétrica, conexões de áudio e vídeo, podendo ser qualquer um dos sinais mencionados acima: vídeo composto, s-vídeo, vídeo componente (Y/Pb/Pr), VGA/WXGA analógica ou digital DVI / HDMI. Um servidor de mídia, um DVD ou um computador, por exemplo, poderia ficar ao lado, bem próximo do display, ou se for um mini-computador ligado a internet poderia ficar embutido no display e então neste caso a rede de dados estaria indo até o display portanto, não haveria necessidade de extensão dos sinais de áudio e vídeo. Entretanto, se o servidor de mídia, um DVD ou um computador, por exemplo, tiver de ficar em uma sala ao fundo, a certa distância do display haveria a necessidade de extensão, fazer a distribuição do sinal de áudio e vídeo do servidor de mídia aos displays. Basicamente há quatro alternativas para estender os sinais do servidor de mídia aos displays via cabos.

Alternativas básicas de extensão de sinais de áudio e vídeo (VGA / WXGA) / HDMI / DVI.

1. Cabos multi-coaxiais: apropriado para curtas distâncias de até aprox. 50 metros e locais com poucas interferências eletromagnéticas.

2. Cabos pares trançados: apropriado para médias distâncias de aprox. 30 a 200 metros e estes possui bastante imunidade a ruídos eletromagnéticos.

3. Cabos de fibras ópticas: apropriado para médias e longas distâncias e é imune a ruídos eletromagnéticos.

4. Os sinais digitais HDMI / DVI podem ser transmitidos por cabos HDMI / DVI ou cabos pares trançados ou mesmo cabos de fibras ópticas desde que tenham as interfaces adequadas.
- HDMI / DVI sobre cabos hdmi / dvi tem um alcance aprox. de uns 15 metros para cabos de boa qualidade sem repetidores ou equalizadores.
- HDMI / DVI sobre cabos pares trançados podem ter um alcance de aprox. até 250 e é necessário interfaces conversoras ( transmissor e receptor).
- HDMI / DVI sobre cabos de fibras ópticas tem um alcace maior e é necessário interfaces conversoras ( transmissor e receptor).

FIGURA - 1 Exemplo das alternativas de distribuição de sinais de áudio e vídeo VGA/WXGA / HDMI / DVI do servidor de mídia aos displays.

Clique na imagem para ampliar

 

 

FIGURA-2 Exemplo de cabeamento utilizando cabos coaxiais para sinais de vídeo VGA / WXGA (para até aprox. 50 metros).


Clique na imagem para ampliar



FIGURA-3 Exemplo de cabeamento utilizando interfaces ativas e cabos pares trançados para sinais de vídeo VGA / WXGA sem áudio (de aprox. 30 a 130 metros). Para distancias maiores fazer consulta.


Clique na imagem para ampliar




FIGURA-4 Exemplo de cabeamento utilizando interfaces ativas e cabos pares trançados para sinais de vídeo VGA / WXGA e áudio (de aprox. 30 a 130 metros). Para distancias maiores fazer consulta.


Clique na imagem para ampliar



Extensores HDMI 1
HDMI AUDIO EXTRTOR
Fale Conosco
© Copyright 2017 Transcortec - todos os direitos reservados.